A Prefeitura Municipal de Belém vacinou no final de semana 535 pessoas em situação de rua. Para imunizar este público contra a Covid-19, a equipe da estratégia Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou um cadastro prévio e fez busca ativa em vários pontos da cidade, no sábado, 03, e domingo, 04.
As pessoas cadastradas foram vacinadas em três pontos fixos, com o apoio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa): Centro Pop São Brás, Centro Pop Icoaraci e Mercado Antônio Bolonha.
Entre as vacinadas estava Severina da Silva, de 62 anos, que já teve Covid-19 duas vezes. “Foi muito ruim, eu achava que ia morrer, fiquei muito cansada, tossi muito, passei noites sem conseguir respirar e fui parar no hospital. Já tô bem, graças a Deus, mas fiquei com sequelas”, disse. Para ela, ser vacinada é um alívio, porque “eu já estava me perguntando se não iria chegar o meu dia de vacinar, estava agoniada. Agora eu estou sentindo um alívio, mas só vou ficar sossegada mesmo quando tomar a segunda dose”, afirmou.
Edmilson Damasceno, de 56 anos, também vive em situação de rua e não queria se vacinar, mas mudou de ideia depois da abordagem da equipe do Consultório na Rua. “Essa doença estava dando em muitas pessoas, então tomei agora a minha primeira dose para combater essa doença”, disse.
Para garantir que o maior número de pessoas vacinadas, a equipe do Consultório na Rua fez uma busca ativa com duas vans circulando pela orla de Icoaraci, Entroncamento, Porto da Palha, complexo de feiras do Jurunas, praça e feira da Cremação, dentre outros pontos da cidade.
“As equipes volantes, que estão na vans, vão a alguns pontos da cidade em que as pessoas em situação de rua costumam ficar. Em seguida, fazem a sua avaliação em relação ao grupo, para ver se não estão alcoolizados. Se não estiverem, é feito o cadastro e celes são vacinados”, explicou a coordenadora da estratégia Consultório na Rua, Rita Rodrigues.
Além da vacina, as pessoas em situação de rua receberam kits de higiene pessoal e alimentação, resultado de uma cooperação entre a Sesma, o aplicativo 99 Food e o restaurante Batistão, que disponibilizaram marmitas para os vacinados.
“Parcerias como essa com a Prefeitura de Belém são importantes neste momento, considerado crucial, quando as pessoas precisam de afeto e saúde. É um momento que exige mobilização de todos os setores da sociedade e a 99Food não poderia ficar de fora dessa iniciativa”, comentou o diretor executivo da 99Food, Danilo Mansano.
Por meio do Consultório na Rua, a Sesma tem como estratégia fazer uma nova chamada para a vacinação de pessoas em situação de rua até que todos sejam imunizados.
Por Agência Belém
Foto: Edielson Shinohara