Maior cadeia produtiva de abelhas da Região Norte é do Pará

O Pará é o estado da região Norte que possui a maior cadeia produtiva das abelhas (apicultura e meliponicultura), com a produção mais expressiva no Norte, respondendo por 65% do total da região. Órgãos estaduais apoiam a atividade, com o fortalecimento da infraestrutura dos produtores paraenses.

Também aquisição de equipamentos, capacitações, incentivo à realização e participação em eventos, garantia da sanidade da produção, assistência técnica, entre outras assistências. O município de Bragança, nordeste do Pará, é o segundo maior produtor de mel do estado.

Em 2022, ele produziu 30 toneladas de mel e estima-se que para 2023, sejam 50 toneladas de mel de abelha do gênero Apis (abelha com ferrão) e também mel de abelha sem ferrão (melíponas). Para este ano, estima-se que Capitão Poço produza 150 toneladas de mel.

Para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), é importante que os produtores se cadastrem junto à Agência para garantir a defesa e inspeção sanitária da atividade.

Foto: divulgação