Mães internadas com Covid-19 recebem cartas dos filhos no Hospital de Campanha de Belém

Foto: Divulgação

Mães internadas com Covid-19 no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, receberam cartas de seus filhos para celebrar o Dia das Mães, neste domingo (9). O projeto Palavras de Afeto foi desenvolvido pelo setor de humanização da unidade para celebrar o mês das mães e aproximar os familiares que estão em tratamento na enfermaria do hospital.

“O nosso objetivo é proporcionar um contato com o familiar para fortalecer ainda mais o laço e estimular o uso das palavras neste período de distanciamento. É importante tornar essas histórias conhecidas para que, mesmo internadas, essas mulheres se sintam amadas e acolhidas”, diz Vinicius Caldas, assistente de humanização do Hospital de Campanha.

Médico, psicólogo e assistente social fazem uma avaliação para entender quais pacientes podem receber as mensagens. A unidade tem 150 leitos de UTI e 270 leitos de enfermaria. Neste domingo, são atendidos 172 pacientes e a taxa de ocupação é de 41%.

“Esperamos que esteja tudo bem por aí. Aqui fora estamos todos bem, graças a Deus. Sempre orando e com muita fé pela senhora. Preparamos uma surpresa para que você saiba que não está sozinha nessa. Sabemos que você é forte, mas é preciso autocontrole para segurar as emoções. Em breve você estará conosco”. Assim inicia a carta escrita pelos seis filhos de Geruza Nunes Machado, de 62 anos.

Entre os filhos que mandaram seus recados está Manoel Machado Viana. “A minha mãe é o meu amor. Quando a assistente social me disse que poderia enviar uma carta para ela no dia das mães eu mobilizei os meus irmãos nos grupos e eles também mandaram o depoimento deles. Sinto saudade da minha mãe, mas estou mais preocupado. Eu espero que com a carta ela se sinta mais feliz, melhore e retorne logo para casa”, diz ele, que atua como lixador em Marituba, Região Metropolitana de Belém.

Ansiosa pela recuperação e volta pra casa, Geruza tranquiliza os filhos. “É importante que vocês permaneçam se cuidando. Eu amo muito vocês e logo estarei de volta em casa. Obrigado a cada um por mandar a carta para mim neste momento. Foi ótimo para perceber que não estou sozinha, eu tenho vocês”, diz a mãe.

Por G1 Pará