O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27) a recondução de Paulo Gonet para mais dois anos como procurador-geral da República. A decisão – tomada meses antes do fim do mandato atual, que se encerraria em dezembro – ocorre dias antes do julgamento no STF do ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado por Gonet como líder de uma trama golpista pós-eleições de 2022.
Gonet, de 64 anos e 40 de carreira no MPF, precisará passar por nova sabatina no Senado. A antecipação evita a lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores e mantém a estabilidade na PGR em meio a investigações sensíveis, como as relacionadas a desvios de emendas parlamentares. O procurador reverteu orientações da gestão anterior e retomou o foco em casos de corrupção.
Foto: Antonio Augusto/STF
