Lívia Duarte participa de audiência pública

A deputada estadual Lívia Duarte esteve no auditório da OAB, em Belém, na audiência pública “Enfrentando violências contra crianças e adolescentes e pela dignidade menstrual”.


O objetivo é de discutir políticas públicas que facilitem o acesso a insumos adequados para o manejo menstrual, conhecimento sobre o funcionamento do corpo e infraestrutura de água e saneamento, além de espaços que garantam privacidade, segurança e higiene.


“Eu abri a audiência, chamando a atenção para essa questão que não é só de acesso a um absorvente. A menstruaçã0 é uma questão de saúde pública e de saneamento, de dignidade de vida e de direito à cidade. Participei de rodas de conversa em que meninas estavam tendo acesso a essa conversa pela primeira vez e foi quando muitas perceberam as violências que sofreram”, disse Lívia.


Ida Oliveira (UNICEF) ressaltou que essa discussão precisa avançar na sociedade, pois se trata violência sexual. “Como fazer que homens e mulheres tenham a mesma percepção sobre seus corpos e respeito mútuo?”.


O promotor de justiça Carlos Eugênio, pontuou que o debate atinge educação, assistência e saúde. “A pobreza menstrual é uma questão de violência sexual. A gente precisa falar mais do assunto.”


A vereadora de Belém Enfermeira Nazaré, a menstruação ainda é tratada como tabu e relatou sua experiência em Breves, no Marajó. “A dignidade está também em ampliar este debate, em regionalizar, em amazonizar este debate. Além da dignidade menstrual, é uma dignidade humana”.


A adolescente Louene Pinheiro, representante do Tá Selado, falou da importância de participar de todas as rodas que discutiram o tema. “Pudemos alcançar muitas pessoas em nossas rodas. Agora, a gente consegue falar sobre isso com mais liberdade”.

Foto: divulgação