Lista das 50 melhores amêndoas de cacau do mundo consta o Pará

Os paraenses Robson Brogni, que produz no Sítio Ascurra, e Míriam Federicci Vieira, do Sítio Bela Vista, ambos de Medicilândia, no sudoeste do Pará, participarão do Cacau e Chocolate de Amsterdam, na Holanda, em 2024, junto com 52 países.

As melhores amêndoas serão divulgadas no dia 8 de fevereiro. Em 2021, a amêndoa de cacau híbrida produzida no sítio JE do produtor João Evangelista, do assentamento Tuerê, localizado no município de Novo Repartimento, também foi classificada entre as 50 melhores do planeta.

Portanto, o Pará está entre as 50 melhores amêndoas de cacau do planeta. O Cocoa of Excellence é uma plataforma global única que descobre, reúne, promove e recompensa produtores de cacau de excelência de todas as origens produtoras pela qualidade superior do cacau e diversidade de sabores.

Participaram da seleção 222 amostras de grãos de cacau de 52 países, entre os quais o Brasil. O evento reúne os principais especialistas em avaliação sensorial e a indústria do chocolate para premiar os produtores, sendo realizado a cada dois anos.

Foto: Leandro Reis – Ascom Sedap