Justiça condena paraense que mora nos Estados Unidos por tráfico internacional de mulheres e envolvimento em assassinato de prima

Uma paraense residente nos Estados Unidos foi condenada pela Justiça Federal por ter ordenado o assassinato de uma prima em Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, e por liderar um esquema de tráfico internacional de mulheres. Na tarde de sexta-feira, 11, foi proferida a sentença na sessão conduzida pela 1a Vara da Subseção Judiciária de Marabá.

Elziane Neres Lima recebeu uma sentença de 21 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão em regime fechado e será deportada para o Brasil para cumprir a sentença. Elziane foi acusada em 2005 pelo Ministério Público Federal por permitir a entrada ilegal de duas irmãs, uma amiga e uma prima nos Estados Unidos. Conforme a polícia, ao ingressarem nos Estados Unidos, as vítimas eram obrigadas a trabalhar como prostitutas em casas de espetáculos para quitar a dívida contraída com Elziane.

As vítimas eram pressionadas sob ameaças constantes de serem denunciadas se não cumprissem as ordens da acusada. Naquele período, uma prima de Elziane, conhecida como Sheila Ribeiro, se negou a trabalhar com prostituição, e a acusada teria ameaçado ordenar o assassinato de um membro da família de Sheila.

Portanto, ela teria contratado dois homens para matar Solange Ribeiro, irmã de Sheila e prima de Elziane, na cidade de Eldorado dos Carajás. Os dois acusados de serem os executantes do delito foram julgados e absolvidos por falta de evidências, em um Júri Federal ocorrido em 2007.

Foto: MPF