A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) realizou, na manhã da segunda-feira (14), em todas as casas penais do Estado, uma operação de revista para a procura de materiais ilícitos, como aparelhos celulares, armamentos ou drogas que, porventura, pudessem estar em poder dos internos do sistema. Nenhuma anormalidade foi registrada.
Participaram da revista os grupos especializados da Secretaria, como o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), a Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME) e a Assessoria de Segurança Institucional (ASI), além do corpo diretivo das unidades prisionais. No Complexo Penitenciário de Santa Izabel, as equipes se reuniram às 5 horas da manhã, no Centro de Treinamento de Instruções Especializadas (CIESP), para o início dos trabalhos.
O secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, acompanhou a operação e explicou que a ideia foi fazer uma vistoria no período pós-Carnaval, para manter a fiscalização intensa nas unidades prisionais.
“Nós temos procurado, com esses movimentos, nos antecipar a quaisquer eventos que as organizações criminosas possam pensar em organizar. Então, nós fizemos uma revista, em todas as unidades, simultaneamente, antes do Carnaval, e resolvemos fazer esta, depois, para que a gente possa ver com calma, com tranquilidade, qualquer anormalidade”, destacou.
Foto: divulgação