Jarbas Vasconcelos faz visita técnica às penitenciárias paulistas para conhecer automação

O secretário de Administração Penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos, acompanhado por diretores da Seap, esteve em visita técnica ao Sistema penitenciário de São Paulo. Com eles, uma equipe de mestres e engenheiros da secretaria foram recebidos em Presidente Prudente e Presidente Venceslau, onde estão conhecendo a tecnologia de automação usada em unidades no Estado de São Paulo. A equipe da Seap conheceu Centro de Detenção Provisória de Caiuá, região Oeste paulista, onde toda a unidade é automatizada. 

A equipe da Seap foi recebida por Roberto Medina,  Coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste de São Paulo, por Sandro Tavares Ferraz, diretor do Grupo Regional de Ações de Segurança e Disciplina, do Sistema Penitenciário Paulista, e por Rodrigo Santos Andrade, diretor do Centro de Detenção Provisória de Caiuá.

Além da automação, durante a visita técnica os gestores da Seap conheceram e observaram três perfis de presos no mesmo local (provisório, fechado e semiaberto) no sistema paulista, assim como viram como é o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado, o regime mais restritivo que existe no sistema penal brasileiro), conforme prevê o Artigo 52 da Lei de Execução Penal, em uma das unidades visitadas.  

Os gestores e técnicos da Seap viram também o funcionamento de uma unidade onde ficam os líderes de facção criminosa e assistiram a uma demonstração, com ação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e do canil. A visita foi acompanhada por júizes e promotores da Vara de Execução Penal de Belém.

A equipe  da Seap do Pará e da justiça conheceram a Penitenciária I, em Presidente Venceslau, o Centro de Ressocialização de Presidente Prudente, Centro de Readaptação de Presidente Bernardes, que é uma unidade de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD),  o Centro de Detenção Provisória de Caiuá e a PII de Presidente Venceslau.

Por Seap

Foto: Seap