No fim de tarde do domingo, 27, o secretário de estado de administração penitenciária Jarbas Vasconcelos foi ao encerramento do I Curso de Intervenção Penitenciária Feminino – I CIPFEM. Trata-se do primeiro curso de intervenção prisional feito exclusivamente por mulheres. Integrantes e instrutoras são policiais penais. Na noite de sábado elas fizeram, outra vez, história: procederam a revista noturna de uma unidade prisional masculina com 900 custodiados.
É a primeira vez, no Brasil, que apenas mulheres fazem um exercício de intervenção noturna, numa cadeia masculina deste porte. Depois de 15 dias de treinamento em regime de internato, as 19 mulheres que lograram chegar ao final do curso, reencontraram suas famílias. Em meio às lágrimas e abraços emocionados, destacava-se o sorriso confiante, vencedor e empoderado de cada uma dessas policiais penais.
“Hoje foi dado um grande passo pela SEAP. Um passo irrefreável e irreversível. Meus cumprimentos ao COPE e a EAP que planejaram e supervisionaram o I CIPFEM. Viva as mulheres policiais penais”, disse o secretário.
Foto: Jarbas Vasconcelos