Estudo revela que tecnologias como GPS, reconhecimento facial e chatbots estão presentes no dia a dia dos empreendedores
Pesquisa inédita do Sebrae mostra que a Inteligência Artificial deixou de ser tendência para se tornar ferramenta cotidiana nos pequenos negócios: 80% dos empreendedores já utilizam GPS, 77% adotam reconhecimento facial e 51% trabalham com geradores de texto como ChatGPT. O estudo “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025” revela ainda que o uso é maior entre empresas de pequeno porte (65%) e empreendedores com ensino superior (60%).
“Estamos diante de uma revolução irreversível”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae. A pesquisa destaca diferenças significativas – enquanto 56% dos jovens até 34 anos adotam IA, entre os com mais de 65 anos o índice cai para 38%. As empreendedoras lideram em aplicativos de fotos (60%) e geradores de texto (57%), mostrando como a tecnologia está remodelando diferentes perfis de negócios no país.
Foto: Divulgação/SEBRAE