Ibovespa fecha em alta e retorna aos 120 mil pontos com blue chips

O Ibovespa recuperou o patamar dos 120 mil pontos nesta quarta-feira, que havia sido perdido há cerca de dois meses, em movimento apoiado no forte desempenho de ações blue chips, particularmente Vale, a despeito de incertezas no cenário político. Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou em alta de 0,84%, a 120.294,68 pontos, buscando consolidar o sinal positivo em 2021, com acréscimo ao redor de 1% até o momento.

Na máxima da sessão, chegou a 120.871,45 pontos. O volume financeiro nesta quarta-feira somou 61,17 bilhões de reais, inflado pelos vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do contrato futuro mais curto do índice. Na visão da líder de alocação na BlueTrade, Marina Braga, o Ibovespa subir mesmo em um ambiente com fatores desfavoráveis significa que mercado está forte, o que pode estar relacionado a uma perspectiva de ciclo positivo de longo prazo.

Ou, acrescentou, reflete o prognóstico de que a bolsa é uma forma de proteção, dado que são investimentos em ativos reais, com os resultados e a geração de caixa das empresas talvez não tão relacionados ao cenário político. Em Brasília, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram confirmar a liminar dada pelo ministro da corte Luís Roberto Barroso de obrigar o Senado a instalar a CPI da Covid para investigar as ações do governo Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Segundo o diretor de investimentos da BS2 Asset, Mauro Orefice, o pregão também foi influenciado por um aspecto técnico relacionado ao vencimento do contrato de abril Ibovespa nesta sessão. “As posições de índice futuro acabaram influenciando o dia”, observou. Wall Street fechou sem um sinal único, em meio a ajustes no S&P 500 após recordes recentes, mas com resultados de bancos reforçando o cenário de recuperação da economia norte-americana.

A sessão em Nova York incluiu a forte e volátil estreia da Coinbase na Nasdaq. A ação fechou a 328,28 dólares, mas chegou a ser negociada a 429,54 dólares, de uma cotação de referência de 250 dólares definida na véspera.