Parceria firmada entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Parauapebas, município da região Sudeste, garantiu mais 15 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o município. O quantitativo extra de doses foi aplicado nesta quarta-feira (14), durante um mutirão que começou às 09 h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) VS-10, e foi encerrado às 17 h, voltado aos moradores com idade entre 30 e 49 anos.
O governador Helder Barbalho visitou a UBS, onde explicou que atendeu ao pedido da prefeitura e reforçou a quantidade de imunizantes, já que, com o Censo Demográfico desatualizado, o Ministério da Saúde acabou por enviar uma remessa menor do que a necessária para proteger toda a população do município.
“Aí aconteceu de todo o Estado estar vacinando a população com idade a partir de 30 anos, e aqui, e também em Canaã dos Carajás, a vacinação ainda estar disponível apenas para pessoas com idade acima de 50. Isso não é justo. Entrei em contato com o prefeito Darci Lermen para garantir essa equiparação”, informou o chefe do Executivo estadual.
O governador também anunciou que poderá ser antecipada a vacinação de adultos a partir de 18 anos em todo o Pará. “Se não até o último dia de julho, então até a primeira semana de agosto. Estamos fazendo um cálculo muito detalhado. Inicialmente, nossa meta era até o fim de setembro. Conseguimos reduzir para agosto, e ontem, em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobramos por estarmos recebendo uma quantidade menor do que aquela que precisamos. Temos uma grande população jovem. Nos jornais nacionais já somos o 5º estado que mais vacina. Ele me pediu que oficiasse isso, e já foi feito”, reiterou Helder Barbalho.
Ele voltou a pedir aos moradores que não percam a oportunidade de garantir a proteção, que aos poucos pode trazer de volta a “vida normal”. “Precisamos que o povo vá tomar vacina. Esse mutirão é em favor da vida. Vamos acabar com isso de que vacina não presta ou não é importante. Vamos virar essa página; ninguém aguenta mais. Vamos fazer como em outros países. Mas só podemos conseguir isso vacinando o máximo de pessoas possível”, afirmou o governador.
Por Agência Pará
Foto: Paulo Castro / Ag. Pará