Foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará
Com informações do Diário do Pará
O governador do Pará, Helder Barbalho, aparece entre os 100 latinos mais influentes comprometidos com o meio ambiente e as questões climáticas. A lista foi elaborada pela Sachamama, organização sem fins lucrativos que apoia economias de energia 100% limpas.
Outras oito personalidades brasileiras aparecem na seleta lista, como a modelo Gisele Bündchen, a jogadora de futebol feminino Marta, e as ativistas indígenas Sônia Guajajara e Artemisa Xakriabá. Completam a lista Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, Rubem Novaes (CEO do Banco do Brasil), João Paulo Gonçalves (CEO Natura) e a deputada federal Tabata Amaral.
A Sachamamma reconheceu personalidades de diversos setores por seus compromissos em direitos ambientais, ativismo climático, políticas sustentáveis e impacto corporativo. A lista inclui outros nomes, como o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, as atrizes Penélope Cruz e Salma Hayek, a guatemalteca Rigoberta Menchú, que ganhou o Nobel da Paz em 1992, o papa Francisco, entre outras grandes figuras.
Helder tem se destacado com ações e projetos em defesa da Amazônia e no combate às queimadas e desmatamento na região. Em outubro, participou, no Vaticano, da 1ª Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia, em Roma, na Itália. Na ocasião, entregou pessoalmente a carta de compromissos ao Papa Francisco. Belém, inclusive, será a sede da próxima reunião da Cúpula de governadores, em 2020.
O paraense também já apresentou o Fundo Amazônia Oriental (FAO), destinado à captação de recursos nacionais e internacionais para implementação de políticas, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele já havia apresentado o FAO em outro evento, na Conferência Internacional sobre Preservação da Amazônia, que ocorreu em Nova Jersey, Estados Unidos, em outubro.
