Helder comemora doação dos Estados Unidos para o Fundo Amazônia

Na quinta-feira, 20, a iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de destinar US$ 500 milhões para o Fundo Amazônia, a serem usados ao longo de cinco anos, foi comemorada pelo governador Helder Barbalho e especialistas.

A medida ainda precisa ser aprovada pelo Congresso norte-americano, mas foi recebida com empolgação pelo chefe do Executivo Estadual e, também, por quem trabalha e milita na área. “O Fundo Amazônia é um dos instrumentos mais efetivos para a comunidade internacional, especialmente para os países mais ricos tirarem do papel a defesa da Amazônia, fortalecendo a criação de políticas sustentáveis”, disse Helder.

“O apoio aos Estados da Amazônia, através da Coalizão LEAF, também reforça o importante papel dos Estados na proteção da Amazônia. Saúdo e parabenizo a iniciativa do presidente Biden”, disse Barbalho, que também preside o Consórcio Amazônia Legal, em uma rede social. 

A Coalização Leaf (siga de Lowering Emissions by Accelerating Forest Finance) é uma medida dos governos dos Estados Unidos, Reino Unido e Noruega que tem como objetivo oferecer financiamento para projetos de combate ao desmatamento e conservação florestal. Já a iniciativa de Biden, de destinar recursos para o Fundo Amazônia, superou as expectativas de todos em termos de valores.

Pois, anteriormente havia sido anunciado pelo governo norte-americano que o objetivo era aportar algo em torno de US$ 50 milhões no Fundo, do qual já fazem parte a Noruega e a Alemanha. O número anunciado agora, no entanto, é bastante superior. 

Foto: Facebook Helder