Garantir ensino de qualidade da infância até a fase adulta é uma das prioridades do Governo do Pará. Um compromisso que o governador Helder Barbalho fortaleceu na terça-feira (22) ao assinar as Ordens de Serviço (OS) para a imediata construção de 16 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”, em ato administrativo no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém.
Os novos espaços de aprendizagem são destinados a 16 municípios: Ananindeua, Breves, Curuá, Curuçá, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Marituba (com duas unidades), Melgaço, Muaná, Óbidos, Ponta de Pedras, Portel, Santa Cruz do Arari e Terra Alta.
“Hoje, com estas Ordens de Serviço, alcançamos 49 das 149 creches que foram contratadas. Desde o início, temos um plano ambicioso de zerar o déficit na educação infantil de 0 a 5 anos, em todo o Estado. Quando todas essas unidades escolares estiverem prontas, estaremos incrementando cerca de 30 mil novas vagas nesta modalidade de ensino, nos 144 municípios paraenses”, destacou Helder Barbalho.
O programa de construção de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o governo do Estado e as prefeituras. Cada espaço de aprendizagem terá capacidade para 200 crianças, de 0 a 5 anos, em dez salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.
A iniciativa vai beneficiar, anualmente, cerca de 30 mil famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e possam estar inseridos no mercado de trabalho com tranquilidade. Mais de R$ 400 milhões do Tesouro Estadual serão investidos na construção de 149 creches. Nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santarém, Marabá e Altamira, que possuem maiores índices populacionais, serão erguidas duas unidades.
Por Agência Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará