No Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), os residentes multiprofissionais da Universidade Federal do Pará (UFPA) emitiram uma Carta-Manifesto na qual anunciaram paralisação das atividades de residência multiprofissional, na quinta-feira, 20.
A decisão veio após assembleia dos residentes, que alegam frequentes casos de assédio sofridos, além de relatarem a falta de estrutura adequada para a execução de atividades e aprendizado. O objetivo foi levar as queixas à superintendência do Complexo Hospitalar, responsável pela gerência dos dois hospitais, que está localizada na unidade de saúde.
Outro ponto a ser debatido é a denúncia de uma infestação de ratos na sala de repouso dos residentes, com prejuízo à mobília do local, além da presença de fezes dos roedores nas camas e mesas do espaço, que também abriga materiais de trabalho e EPIS.
A assessoria dos hospitais universitários se mostrou ciente das situações questionadas pelos residentes e emitiu nota após a manifestação. Segundo eles, o hospital se disponibilizou para reuniões em busca de soluções para os problemas denunciados, que agora está marcada para esta segunda-feira, 24.
Foto: divulgação