Com investimento de R$ 15,2 bi, projeto levará água e esgoto a 5 mil moradores até 2026
O Governo do Pará deu início nesta segunda-feira (28) às obras de saneamento básico na Vila da Barca, comunidade ribeirinha que abriga cerca de 5 mil pessoas em Belém. A ação marca o primeiro projeto sob o novo modelo de concessão à Águas do Pará, que vai implantar 2,3 km de redes de água elevadas e 1,7 km de esgoto, além de sistemas modernos de bombeamento. “Até a COP30, toda a comunidade terá água potável em casa”, afirmou o governador Helder Barbalho. A previsão é que o abastecimento de água esteja concluído em outubro de 2025, e o esgotamento sanitário, em abril de 2026.
Além da infraestrutura, o projeto inclui Tarifa Social para os moradores e 220 vagas de emprego, priorizando residentes locais. A iniciativa faz parte de um pacote de R$ 15,2 bilhões para universalizar o saneamento em 99 municípios, beneficiando 4,3 milhões de pessoas. “É uma transformação que vai da saúde pública à geração de renda”, destacou André Facó, diretor da Águas do Pará. As obras também preveem cursos profissionalizantes gratuitos, reforçando o compromisso com desenvolvimento social e ambiental na região.
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
