Governo do Pará debate investimentos em infraestrutura e logística de portos, hidrovias e ferrovias

A construção da Ferrovia do Pará e da Ferrogrão, e a concessão à iniciativa privada do Complexo Rodoviário PA-150/Alça Viária foram os principais destaques do Governo do Pará no “Norte Export 2021”. O evento, realizado em Belém na segunda-feira (19) e nesta terça (20), ocorreu no formato híbrido, presencial e on-line, e contou com as presenças virtuais do governador Helder Barbalho e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, José Fernando Gomes Júnior, além de representantes dos outros governos estaduais da Região Norte.

O evento tem o objetivo de colaborar com a troca de informações entre governos e a iniciativa privada, visando ao desenvolvimento de logística e infraestrutura portuária em todo o território brasileiro. Segundo Helder Barbalho, o Governo do Pará pretende utilizar o diferencial logístico do Estado como estratégia para favorecer a economia paraense.

“O Pará se destacou nos últimos anos pela estratégia logística diferenciada, devido à disposição e à navegabilidade de seus rios. E isso é um instrumento oportuno para que o Pará colabore com a logística nacional, sendo uma solução para o Brasil, a partir de investimentos privados e públicos, garantindo que consigamos viabilizar o importante trânsito entre regiões do País”, afirmou o governador.

Ele destacou ainda o desenvolvimento do setor, por meio de obras que fazem parte do seu plano de governo. “Futuramente, com a perspectiva de termos a ferrovia Ferrogrão, poderemos cada vez mais, através do Porto de Miritituba (em Itaituba, no sudoeste paraense) e da composição hidroviária, através do Rio Tapajós, fazer com que este ponto do Estado tenha também importante consolidação”, ressaltou Helder Barbalho.

Atualmente, o Porto de Vila do Conde, em Barcarena (no Baixo Tocantins), é um dos principais pontos estratégicos para escoamento de grãos e exportação de proteína viva do Norte do Brasil. O objetivo do governo é disponibilizar 525 quilômetros da PA-150/Alça Viária por 30 anos, saindo de Morada Nova (distrito de Marabá), no Sudeste, até chegar ao Porto de Vila do Conde. O projeto foi orçado em R$ 4,03 bilhões pela exploração da rodovia pela iniciativa privada por 30 anos. Há estimativa de geração de quase 3 mil empregos diretos, para que assim a rodovia seja modernizada, qualificada e receba recursos tecnológicos nos padrões internacionais de mobilidade urbana e escoamento de produtos.

De acordo com Helder Barbalho, mais investimentos no setor rodoviário também estão em desenvolvimento. “Nós estamos fazendo um plano muito importante de investimentos, com recursos próprios do Estado, para fazer com que as demandas da malha rodoviária possam ser diminuídas e possamos garantir que o Estado seja mais atrativo. Neste contexto, estamos com um plano de investimento de cerca de R$ 2 bilhões”, informou.

Por Agência Pará

Foto: Agência Pará