Governo do Pará autoriza ampliação do Centro Especializado em Atendimento do Autismo

O Governo do Pará assinou na terça-feira (29) a Ordem de Serviço para retomada e ampliação das obras do Centro Especializado em Atendimento do Autismo (Cetea), que funcionará anexo à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), órgão gestor da unidade, na Travessa Presidente Pernambuco, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro Batista Campos, em Belém.

Com dois pavimentos, o prédio terá capacidade para atender mais de 150 usuários, de 02 a 59 anos, com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a fim de promover assistência baseado em critérios científicos, mas principalmente servir como laboratório de formação profissional. Para as obras, o governo investirá cerca de R$ 3,3 milhões.

“Estamos dando mais um passo nessa política de atendimento à pessoa com TEA. Enquanto as obras prosseguem, vamos continuar atendendo a esse público nos Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), em policlínicas do governo estadual. Além do Natea já implantado no CIIR (Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação), em Belém, nós implantaremos outros Nateas nas policlínicas de Capanema (Região Nordeste) e Tucuruí (Sudeste) até o final deste semestre. Em um ano, descentralizamos ainda mais os atendimentos para as futuras policlínicas em Marabá (Sudeste), Santarém (Oeste), Breves (Marajó) e Altamira (Oeste)”, destacou o governador Helder Barbalho, após assinar a OS.

A ampliação do Cetea terá reflexos diretos na oferta de vagas para atendimento, expansão dos serviços, assistência ao público jovem e adulto com autismo, além de marcar a abertura de um dispositivo em saúde baseado no rol das melhores evidências científicas para o TEA. Haverá ainda capacitação profissional em autismo, utilizando a estrutura de laboratório de formação, auditório, biblioteca, sala de aula, recursos de multimídia e salas-espelho com sistema de escuta para os espaços de atendimento.

Por Agência Pará

Foto: Marco Santos / Ag. Pará