A partir deste sábado (1º), estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados a partir de 2018 poderão renegociar suas dívidas diretamente pelo aplicativo Fies Caixa ou site da Caixa Econômica Federal. A medida, que se estenderá até dezembro de 2026, visa atender cerca de 160 mil pessoas com parcelas em atraso, representando um saldo devedor total de aproximadamente R$ 1,8 bilhão.
O processo, totalmente digital, permitirá a regularização por meio de um termo aditivo ao contrato original, com novas condições de prazo e valor. No entanto, em caso de descumprimento do acordo, os devedores e fiadores terão seus nomes reinseridos em cadastros restritivos de crédito. A iniciativa busca aliviar a situação financeira de ex-estudantes e reestabelecer seu acesso ao mercado formal de crédito.
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
