Foto: Reprodução/ISTOÉ
Gabigol segue fazendo história com a camisa do Flamengo. Maior artilheiro do clube na história da Libertadores, o atacante se tornou também, neste fim de semana, o principal goleador do time na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Gabriel Barbosa atingiu este feito após marcar três vezes na goleada rubro-negra por 5 a 0 sobre o Bahia, chegando a 42 bolas na rede na competição nacional.
Os números, no entanto, não são expressivos apenas no comparativo com outros atletas do clube. Com o hat-trick, Gabigol passou a ser também um dos dez maiores artilheiros do Brasileirão desde que o campeonato passou a ser disputado com esta fórmula, em 2003. Somando a sua passagem pelo Santos, o camisa 9 já acumula 84 gols – metade por cada time – em 173 partidas.
Para entrar no top 10, Gabriel ultrapassou Washington, ex-Fluminense, São Paulo e Athletico Paranaense, e Roger, ex-Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Botafogo. Com apenas 24 anos de idade, o centroavante da Gávea agora ocupa a 9ª posição no ranking histórico, precisando de apenas mais um tento para igualar Luís Fabiano. Veja o top 10:
MAIORES ARTILHEIROS DO BRASILEIRÃO POR PONTOS CORRIDOS
1º – Fred – 153 gols
2º – Diego Souza – 121 gols
3º – Paulo Baier – 106 gols
4º – Alecsandro – 102 gols
5º – Wellington Paulista – 105 gols
6º – Borges – 99 gols
7º – Rafael Moura – 95 gols
8º – Luís Fabiano – 85 gols
9º – Gabigol – 84 gols
10º – Roger – 83 gols