A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) instalou a Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP 30 do Pará (FPAF/COP 30), sob a liderança do deputado Lu Ogawa. O ato contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades e membros da sociedade civil organizada.
A associação é integrada por 18 parlamentares, que já se dividem para acompanhar as agendas de sustentabilidade e desenvolvimento das regiões do Estado. A mesa foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da Alepa, deputado Luth Rebelo, e contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar, deputado Lu Ogawa.
Também esteve na mesa a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual para a COP 30, Hana Ghassan; do líder do governo na Casa, deputado Iran Lima; do titular da Secretaria Municipal de Controle e Transparência e coordenador do Comitê Executivo Municipal da COP 30, Luiz Araújo; e do segundo secretário da Câmara Municipal de Belém, Emerson Sampaio.
Para o deputado Lu Ogawa, os deputados são instrumentos da sociedade, e devem se articular para discutir o tema e construir juntos o evento da COP 30. “Precisamos usar a consciência para que o evento deixe um legado para o estado e para o Brasil”, disse.
“Teremos o desafio de acompanhar o Comitê da COP presidido pela vice-governadora, e o Legislativo tem um papel fundamental em todo esse processo. Aqui a gente pode propor leis que ajudem o Executivo, o judiciário, somos o elo entre os poderes, e vamos juntos desenvolver e preparar o nosso Estado para receber esse grande evento”, declarou.
Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)