Foto: Reprodução
Exista uma lei conhecida como Lei de Cotas que é o nome popular da Lei 12.711/2012. Esta lei garante 50% das vagas nas Universidades Federais e nos Institutos Federais de Educação para alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas municipais, federais ou estaduais.
Pois bem, filhos de gente de classe média e rica da cidade estão usando isso de forma errada, pra se beneficiarem. O malandragem é assim: Matriculam os filhos em escolas públicas municipais ou estaduais para cursar o último ano do segundo grau, e em outro horário os mesmos alunos são matriculados em cursinhos pré vestibular, nos melhores colégios da cidade. Importante lembrar que a vida toda esses meninos e meninas estiveram nas melhores escolas particulares, com direito a professores particulares, cursos de inglês, Kumon, etc.
Mas… no último ano mudam para escolas públicas só para terem direito a disputar uma vaga pelas “cotas”, local onde concorrem com alunos muito menos capacitados pelo histórico escolar que sempre tiveram, filhos de pobres, desprovidos de condição de disputar uma vaga com quem sempre teve todas as condições do mundo proporcionada pelos pais.
É de uma sacanagens com quem a vida toda não teve as mesmas condições que os filhos dos endinheirados, o motivo da existência das cotas. Pois é!
As vezes por trás de uma carcaça de homens e mulheres acima de qualquer suspeita, estão esses pais, dando esse péssimo exemplo aos filhos .