Feliz dia mundial do livro!

Como disse Carl Sagan: “Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.” Somos capazes de fazer com que pessoas a milênios consigam falar com pessoas da atualidade!

Por mais que nós, leitores, enfrentamos diversas formas de censuras e pouco acesso de livros, nós lutamos constantemente para que a leitura seja para todos!

Pois os livros fazem com que pessoas tenham menos probabilidade de ter doenças como Alzheimer e outras degenerativas. Além de que, acima de tudo, os livros fazem-nos ver o mundo pela perspectiva do outro, de modo que nós aprendemos a ser mais tolerantes.

Hoje os jovens tem enorme dificuldade para imaginar. Um dos motivos é a falta de leitura. O que podemos fazer? Há três passos que, seguidos, incentivam os jovens a ler: O primeiro é dar exemplo. Pois não adianta dizer e não seguir o que você mesmo disse, então, leia! O segundo é não forçar. Faça com que ele tenha gosto pela leitura. Mostre livros mais simples e de fácil entendimento e de que seja do gosto dele. O terceiro é aumentar o nível aos poucos. É muito importante que os jovens leiam clássicos. Pois os clássicos são livros que sobreviveram a passagem do tempo e continuam relevantes. Mostre para ele alguns clássicos mais fáceis – como contos de Machado de Assis ou Clarice Lispector, etc – e depois aumente gradativamente o nível de entendimento. Esses são os passos que iram despertar a leitura em seu filho, sobrinho, primo, irmão mais novo.

E como dizia Mario Quintana: “Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

Por João Paulo Marques

Foto: divulgação