A partir da próxima semana, com o fechamento das agências dos Correios, mais de 370 mil pessoas de 12 municípios paraenses serão prejudicadas. Algumas encerram as atividades dia 4 e outras dia 15 de abril. O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Estado do Pará (Sincort) ressaltou, na quarta-feira (30), que um dos principais serviços de cidadania que o funcionamento dessas unidades garante é a emissão e regularização de CPF.
Apenas quatro municípios dos 16 inicialmente afetados pelas mudanças conseguiram reverter o cenário anunciado na última semana e garantir o funcionamento dos postos de atendimento. Atualmente, os Correios funcionam nas 144 cidades do Pará. Os municípios que terão as portas fechadas no próximo mês são: Afuá, Água Azul do Norte, Augusto Corrêa, Bannach, Cachoeira do Piriá, Concórdia do Pará, Floresta do Araguaia, Itupiranga, Nova Ipixuna, Porto de Moz, São Geraldo do Araguaia.
Além do Cadastro de Pessoa Física, um dos principais registros do cidadão no Brasil, as agências são responsáveis pela entrega de objetos postais, como cartas e encomendas, e pelo envio de objetos e encomendas das cidades para qualquer local do país e do mundo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil