Fapespa impulsiona chocolate 100% amazônico no Dia Mundial do Chocolate

Marca Barcalat, apoiada pelo Programa Centelha, une ciência e tradição em chocolates artesanais premiados

No Dia Mundial do Chocolate (7/7), a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) destaca o sucesso da Barcalat, marca paraense de chocolates artesanais que nasceu de uma pesquisa científica e hoje valoriza a cadeia produtiva do cacau na Amazônia. Criada pelos engenheiros bioquímicos Yasmin Cantuária e Vinícius Carvalho, a startup recebeu R$ 179 mil do Programa Centelha em 2022 e já coleciona prêmios, incluindo o título de melhor chocolate na categoria “Meu Primeiro Chocolate” no Festival Internacional de Chocolate e Flores.

Com sabores regionais como jambu, priprioca e cupuaçu, a Barcalat segue o modelo “da floresta ao consumidor”, processando amêndoas de agricultores locais em sua fábrica própria. A Fapespa mantém investimentos na cacauicultura, com R$ 2,5 milhões destinados a dez projetos – sete de pesquisa e três de apoio a startups. Em 2025, a terceira edição do Centelha aportará R$ 3,76 milhões em 47 novos negócios inovadores. “A bioeconomia é o caminho para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirma Marcelo Botelho, presidente da Fapespa.

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