Uma ação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Força Aérea Brasileira (FAB), com a colaboração das forças de segurança de Mato Grosso e Goiás, resultou na apreensão de um avião carregado com aproximadamente 200 quilos de skunk, na tarde desta quinta-feira (15), nas imediações de Altamira, no sudoeste do Pará.
A aeronave de porte pequeno foi identificada no espaço aéreo do Brasil e começou a ser acompanhada pelas autoridades federais. Ao se aproximar de Altamira, a FAB iniciou o procedimento de interceptação aérea. Nesse momento, os ocupantes do avião efetuaram um pouso forçado, atearam fogo ao avião e em seguida fugiram.
Logo após a fuga, equipes da Polícia Federal chegaram ao local e conseguiram recuperar uma parte da carga antes que fosse completamente consumida pelo fogo. A droga apreendida foi levada para a Delegacia da Polícia Federal em Santarém (PA), onde serão implementadas as ações de polícia judiciária.
A iniciativa integra uma sequência de operações conjuntas contra o tráfico internacional de drogas, que emprega o espaço aéreo do Brasil para o transporte ilegal de substâncias ilícitas. Continuam as investigações para determinar quem é o responsável pela aeronave e pela carga confiscada.
Foto: PF