Os objetivos da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023), são as perspectivas de bons negócios e os desafios para promover um setor mineral ainda mais responsável e sustentável. Este é oi maior evento de mineração do Brasil e um dos mais relevantes da América Latina.
Esta edição ocorrerá em Belém (PA), entre os dias 28/8 – quando haverá a solenidade de abertura às 18h e a inauguração da EXPO às 19h – até o dia 31/8. A EXPOSIBRAM 2023 é organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Tem o objetivo de promover negócios, aproximar a indústria mineral da sociedade, colocando a sustentabilidade do setor no foco dos debates.
Também será uma oportunidade para essa indústria reunir os principais players para debater tendências e oportunidades. O Sistema FIEPA estará presente, com um estande mostrando todos os serviços e soluções que oferece como principal parceiro da indústria no Estado, e por meio de participação nas palestras e mesas-redondas do evento.
O SENAI Pará vai levar a sua experiência em formação profissional de mão de obra no painel “Recursos Humanos para a mineração – Formação e Retenção”, dia 29 de agosto, das 10h às 12h30. O gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, Davis Siqueira, é um dos palestrantes.
A psicóloga Aline Barros representará o IEL neste mesmo painel, falando sobre a retenção de mão de obra no setor. No mesmo dia, das 14h às 16h, o Centro Internacional de Negócios (CIN-FIEPA), juntamente com a Apex Brasil, participam do painel “Soluções nas exportações na mineração”. Já a REDES, iniciativa da FIEPA, apresentará um mapeamento de fornecedores locais para a mineração, durante o painel “Cadeia de fornecedores da mineração”, dia 29 de agosto, das 16h30 às 18h30.
Dia 30 de agosto, das 11h30 às 13h, o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), Adriano Lucheta, participa do painel “Inovar para transformar: a inovação como ferramenta para a transformação do setor mineral”, juntamente com o Instituto Tecnológico Vale, Hydro, Embrapii, e Mining Hub.
Foto: divulgação