Mais um espaço foi inaugurado pela Diretoria da Festa de Nazaré no Museu Memória de Nazaré, que possui instalações imersivas e interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano.
A sala é imersiva e envolvente com projeção de 180 graus. São aproximadamente 3 metros de altura e 12 metros de circunferência com projeção de conteúdo captado originalmente utilizando realidade virtual. Em 2022, para comemorar os 10 anos do Museu, a DFN organizou uma revitalização do espaço.
Instalado ao lado da Casa de Plácido, o Memória de Nazaré abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento no Círio.
São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.
Neste novo museu, completamente reformulado, os visitantes fazem uma viagem pelo tempo para conhecer os principais personagens, histórias e lendas relacionadas à origem da devoção a Nossa Senhora na Amazônia.
Foto: divulgação