A Equatorial Energia, que atua principalmente em distribuição e transmissão de eletricidade, tem avaliado possibilidades de expansão de seus negócios na área de geração renovável, disse hoje (9) o presidente da companhia, Augusto Miranda.
“Estamos olhando a parte de geração … a parte de renováveis, notadamente a geração solar, inclusive a geração distribuída”, afirmou o executivo, durante transmissão ao vivo promovida pelo jornal “Valor Econômico”.
A tecnologia de geração distribuída, que geralmente envolve a instalação de placas fotovoltaicas em telhados ou terrenos para atendimento direto à demanda de consumidores, tem crescido rapidamente no Brasil nos últimos anos, desde uma experimentada criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015 para incentivar o segmento.
O Brasil também tem avançado nos últimos anos em grandes usinas de energia solar, que podem ser viabilizadas por empresas com a venda da produção futura em leilões organizados pelo governo para novos projetos ou com vendas diretas no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes consumidores como Indústrias negociam seu suprimento com empresas de energia.
Por Forbes
Foto: Redes Fiepa