Precisa de atenção imediata, pois está em risco, o parque arqueológico de Monte Alegre (PA), que é um dos 25 patrimônios mais significativos do mundo selecionados neste ano de 2020 pelo World Monuments Fund (WMF, Fundo Mundial de Monumentos). A lista, divulgada a cada 2 anos desde 1996, foi divulgada na terça-feira (1º). Monumentos de 24 países estão na lista, como Teotihuacan (México), Asante Traditional Buildings (Gana), Fortified Manors of Yongtai (China), entre outros.
O Parque Estadual de Monte Alegre é o único da América Latina incluído neste ano. “A arte rupestre em Monte Alegre continua enfrentando uma série de ameaças ambientais e humanas, incluindo a degradação do ambiente florestal provocada pela expansão da agricultura e pecuária no Baixo Amazonas”, diz a WMF sobre os riscos que o parque enfrenta hoje.
“Esses fatores podem ameaçar a preservação de locais arqueológicos conhecidos, bem como de sítios que ainda não foram documentados e estudados por arqueólogos, cujas fileiras incluem cada vez mais pesquisadores indígenas”. O Parque Estadual de Monte Alegre, à margem do rio Amazonas, abriga uma das maiores e mais antigas concentrações de arte rupestre da bacia amazônica.
Existem muitos exemplos significativos em cavernas e abrigos rochosos em toda sua extensão, incluindo a Pedra Pintada, que foi ocupada pela primeira vez por humanos há cerca de 12 mil anos, tornando-se um dos locais ocupados mais antigos das Américas.
Foto: divulgação