Encerram dia 1 de setembro as inscrições para contratar mais de mil agentes de saúde em Belém

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Belém, um edital público histórico à saúde do Pará: para contratar 1.415 agentes de saúde, contribuindo para atender, de forma imediata, 70% da demanda da atenção primária da cidade.

As inscrições ficam abertas de 24 de agosto a 1º de setembro de 2023. O edital para a contratação acontece via Secretaria Municipal de Administração (Semad), com auxílio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Das 1.415 vagas, 1.120 são para Agente Comunitário de Saúde (ACS); e 295 vagas para Agente de Combate às Endemias (ACE). Também haverá 150 vagas para o cadastro de reserva.

Essa ação se insere em um programa profundo, em cooperação com o governo Lula, que vai atender a 100% da demanda da atenção primária (de prevenção) do Brasil, com o programa Ação Primária em Saúde do Futuro.

Belém é a primeira cidade a receber o projeto. Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 672 ACEs e 667 ACSs. Os novos agentes contratados vão dar reforço às equipes do programa Atenção Primária da Saúde (APS) do Futuro do Governo Federal.

A iniciativa visa alcançar a cobertura de 100% da atenção primária em todo o Brasil. O Ministério da Saúde (MS) selecionou três cidades para serem priorizadas pela equipe da Secretaria de Atenção Primária a Saúde (Saps) como piloto do projeto: Belém (PA), Recife (PE) e Boa Vista (RR). 

Foto: Danielly Gomes – Agência Belém