Foto: Divulgação
Com informações do DOL e do Diário do Pará
O empresário Amintas José Pinheiro, 62 anos, foi assassinado a tiros, no final da noite desta quarta-feira (5). Ele era mantenedor da instituição de ensino Escola Superior Madre Celeste (Esmac) e casado com a deputada estadual Professora Nilse (PRB).
Amintas foi abordado no sinal da Centenário com Major Ceda por dois homens em uma motocicleta de cor preta. Eles efetuaram quatro disparos que atingiram o vidro do passageiro e o vidro principal.
Ainda assim, a vítima conseguiu conduzir o carro por cerca de 100 metros. Após parar o veículo, os assassinos ainda tentaram entrar no carro, mas a vítima não abriu, então, deixaram o local.
O empresário ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Belém, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer em seguida.
Amintas havia deixado a Esmac em direção a sua casa, em um condomínio perto de onde foi baleado.
VELÓRIO
A deputada estadual Professora Nilse (PRB), emitiu uma nota, na manhã desta quinta-feira (06), informando sobre o velório do marido.
“O velório acontecerá a partir das 11h na Capela Master Maxi Domíni, localizada na Av. José Bonifácio, 1550 – entre Caripunas e Paes de Souza. – bairro Guamá”, informa a nota.
NOTA DE PESAR
A Escola Superior Madre Celeste (Esmac), no qual a vítima era dono, também divulgou nota lamentando o ocorrido.
“O sentimento de pesar compartilhado pelo Grupo de Gestores Madre Celeste, neste momento, é acompanhado de absoluta indignação e inconformismo pelos fatos que acarretaram o falecimento do Mantenedor, pilar desta Instituição”.
Leia a nota na integra:
É com grande pesar que a Sociedade Civil Integrada Madre Celeste comunica à comunidade acadêmica o falecimento de seu mantenedor, Professor Amintas José Quingosta Pinheiro, ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro.
A sua partida repentina nos pegou de surpresa. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe elevar nossos pensamentos a Deus, pedindo que Ele dê paz ao Professor Amintas. À família enlutada rogamos a Deus e a Nossa Senhora que lhes conceda o conforto aos corações e resiliência para enfrentar esta imensurável perda e dor com serenidade e resignação”.
O sentimento de pesar compartilhado pelo Grupo de Gestores Madre Celeste, neste momento, é acompanhado de absoluta indignação e inconformismo pelos fatos que acarretaram o falecimento do Mantenedor, pilar desta Instituição.
Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com o Professor Amintas Pinheiro, que será sempre lembrado como um exemplo de superação e como o expoente que foi na área da educação, dirigindo o Grupo de Ensino com sua forma peculiar de profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e firmeza para lidar com as adversidades e conflitos humanos.
Em nome da Sociedade Civil Integrada Madre Celeste, decreta-se luto Institucional a partir desta publicação, em todas as Unidades do Grupo de Ensino Madre Celeste, pelo período de 03 (três) dias, retornando-se às atividades normais na segunda-feira, dia 10/02/2020.
Ananindeua-PA., 06 de fevereiro de 2020.
Também a ALEPA lançou uma nota de pesar:
O Poder Legislativo do Estado do Pará vem a público manifestar o seu profundo pesar pela morte do professor Amintas José Quingosta Pinheiro, de 62 anos, ocorrida por volta das 23h desta quarta-feira (05/02), atingido por disparos dentro do seu carro quando chegava em sua residência, na Avenida Centenário, em Belém.
O professor era marido da deputada estadual professora Nilse Pinheiro (Republicano) e mantenedor da Sociedade Civil Integrada Madre Celeste, de reconhecido trabalho em favor da educação do Estado do Pará.
Neste momento, cada parlamentar que compõe a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, manifesta sua solidariedade a deputada, bem como a família, rogando por energias e pensamentos de conforto neste momento de profunda tristeza, dor e consternação.
Por outro, comunicar a população do Estado do Pará que decretamos dois dias de luto oficial pelo falecimento do professor referido, demonstrando o sentimento de pesar do povo paraense.
Belém, 06 de Fevereiro de 2020
Deputado Dr. Daniel Santos
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará