Empreendedoras de Cotijuba finalizam curso de gastronomia ministrado pela Prefeitura de Belém

Foto: Márcio Monteiro/Bacana News

Na manhã desta sexta-feira, 23, ocorreu o evento de culminância do curso da área de gastronomia, ministrado pela Prefeitura de Belém, por meio do programa de qualificação profissional Donas de Si. As alunas fizeram uma apresentação dos pratos que aprenderam durante o curso e o que pode se esperar para o período de férias.

O evento teve a presença dos titulares do Banco do Povo, Georgina Galvão; da Codem, Lélio Costa; e da Funbosque, Alickson Lopes; e de Arnaldo Cruz representando a Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur).

Segundo Georgina Galvão o curso é uma grande programa de qualificação voltado para mulheres. “Elas saem daqui, elas tem convivência comunitária durante o curso, elas se apoiam, elas superam dificuldades e elas tem a oportunidade de amanhã com o conhecimento obtido no Donas de Si montar o seu negócio. E se elas montam um negócio, elas tem um outro programa nosso que é o crédito solidário”, reforça a coordenadora geral do Banco do Povo.

Para Lélio Costa, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém, a ação é para agregar a possibilidade de capacitação e emprego para as mulheres da ilha. “As mulheres são mantenedoras dos lares de Belém e não é diferente das ilhas, a Prefeitura empreeende esforços. Tivemos a Georgina que coordenou essa ação em diversas localidades de Belém. São milhares de mulheres capacitadas poderão a partir deste momento já venderem os produtos gerados nesse curso”, ressalta o titular da Codem.

O curso foi realizado por meio do Banco do Povo de Belém, responsável pelo programa Donas de Si, em articulação com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), que coordena o Festival Gastronomia das Ilhas. As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em contrato com o Banco. A realização do curso contou contou com os apoios da Fundação Escola Bosque (Funbosque) e do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (Mmib).

O curso além de preparar as mulheres para o próximo veraneio, também fica atento aos próximos eventos que estarão em Belém, incluindo a COP30, que Belém vai ser sede em 2025, relatou Arnaldo Cruz. “Belém tá de parabéns para receber e tá se estruturando. O papel do munícipio vai ser incentivar e fomentar o turismo para receber as pessoas que vem de toda a parte do mundo para Belém do Pará”, diz o representante de BelémTur em entrevista ao Bacana News.

Outras ações previstas para o fortalecimento do Selo “Belém, Cidade Criativa da Gastronomia” junto à ilha de Cotijuba são cursos e oficinas sobre Precificação e montagem de pratos, pela Unama, e Empreendedorismo e formação de CNPJ, pelo Sebrae, no próximo dia 27 de junho; Atendimento ao cliente, pela Belemtur, e Combate a incêndios e primeiros socorros, pelo Corpo de Bombeiros, no dia 28; Manipulação de alimentos, pela Divisão de Vigilâcia Sanitária (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e Habilidades básicas de cozinha, pela Funbosque, no dia 29; e Aula show com o chef Alexandre Barros, do restaurante Brasileirinho, no dia oito de agosto.