Integrantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) fizeram uma visita à sua sede em Canaã dos Carajás, localizada no sudeste do Pará. O diretor de Operações e Serviços Técnicos, Eduardo Gonzaga, e o superintendente de Engenharia, Adelcio Guimarães, participaram da visita.
Eles fizeram um sobrevoo na área reservada para a edificação do aeroporto local, juntamente com uma reunião administrativa que contou com a presença da prefeita Josemira Gadelha, da secretária de Planejamento, Barbara Andrade, dos secretários de Governo e Meio Ambiente, Adam Carlos Amorim e Marcos Vinícius Nascimento, além do engenheiro Eugênio Gadelha, esposo da prefeita.
A visita da Infraero é mais uma fase do projeto de construção do aeroporto de Canaã dos Carajás, que está em andamento. De acordo com Eduardo Gonzaga, o aeroporto funcionará como um motor de progresso para a cidade. Na semana passada, a prefeita Josemira Gadelha formalizou a assinatura do protocolo oficial do acordo de delegação com a Secretaria Nacional de Aviação (SAC), dando à administração municipal de Canaã dos Carajás a prerrogativa de construir e administrar um aeroporto.
O acordo foi estabelecido com Jonh Weber Rocha, coordenador geral de Outorgas e Patrimônio, com o objetivo de erguer um aeroporto para voos domésticos e internacionais, além de um terminal de carga. A SAC também recebeu da prefeitura a documentação necessária para a evolução do projeto aeroportuário.
A zona rural foi desapropriada em dezembro de 2024 para a área que estava disponível para construção, situada entre a rodovia Transcarajás e a VE-3. Prevê-se que, depois de erguido, o local se torne o principal aeroporto do sul e sudeste do Pará, servindo cerca de 1 milhão de pessoas em toda a área. Na mesma agenda, o prefeito se encontrou com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, para discutir questões administrativas da construção.
Foto: Carol de Andrade