O prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) anunciou na segunda-feira (20) que a turismóloga Inês Silveira vai assumir a Fundação. Isso menos de dois meses com Jamil Mouzinho na presidência da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).
A nomeação da nova gestora foi publicada no Diário Oficial do Município de sexta-feira (17). Jamil assumiu o cargo após a saída de Michel Pinho, no dia 6 de fevereiro, justificada pela Fumbel como um pedido de exoneração do próprio Michel para voltar a exercer a profissão de professor de história.
A fundação alegou que Jamil foi contratado interinamente, mas o decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 6 de janeiro não menciona que Jamil foi nomeado de forma interina. Inês já atuava como chefa do cerimonial da prefeitura entre 1997 e 2003.
Ela Graduada em turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e com especializações em organização de eventos, ecoturismo e turismo para o Mercosul, Inês Silveira também presidiu a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur) em 2004 e chefiou o gabinete de Edmilson Rodrigues nos mandatos como deputado estadual e deputado federal.
A Fumbel pontuou que Inês vai priorizar a democratização e descentralização do acesso à arte e cultura de Belém, para abrir espaços aos fazedores de cultura da periferia, além de continuar o trabalho na área de preservação do patrimônio histórico.
Foto: divulgação