Em maio, agronegócio brasileiro abriu 15 novos mercados em 10 países

De acordo com balanço da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o mês de maio deste ano se encerra como o melhor maio da série histórica em termos de novos acordos comerciais no mercado mundial para produtos do agronegócio brasileiro.

Nos últimos 31 dias foram registradas a abertura de 15 novos mercados em 10 países diferentes. O desempenho supera o recorde anterior, registrado em maio de 2020, com oito aberturas em cinco países.

No ano passado, o mês de maio contabilizou a abertura de sete novos mercados em sete nações, contribuindo para a marca de 78 novos mercados em 39 países ao longo de 2023. Desde o começo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já são 124 mercados em 51 países. Maio também é considerado o melhor mês deste ano.

Isso porquê superou março com 10 novos mercados, janeiro com nove, fevereiro com sete e abril com cinco. No ano, já foram registrados 46 novos mercados em 27 países, com destaque para: pescados para África do Sul, Austrália e Índia; carne de aves para El Salvador e Lesoto.

Também carne suína para o Butão; café verde para Zâmbia; entre outros. As aberturas de 2024 contemplam todos os continentes: África (5) – África do Sul, Botsuana, Egito, Lesoto e Zâmbia; Ásia (12) – Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, Coréia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura e Turquia.

Na Europa (3) – Grã-Bretanha, Belarus e Rússia; Oceania (1) – Austrália; e Américas (6) – Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, México e Peru.

Foto:  Tânia Rêgo/Agência Brasil