Ao certo 37 toneladas de madeira serrada foram apreendidas em fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), realizada por servidores lotados na unidade de controle de mercadorias em trânsito do Itinga, no município de Dom Eliseu, nordeste paraense.
A carga, cujo valor é de R$ 41.161,07, saiu de Santarém (PA) com destino a Bom Despacho (MG). Os servidores fazendários desconfiaram do peso indicado na nota fiscal e levaram o caminhão à balança de pesagem, onde foi constatado o excesso de quatro toneladas em relação ao indicado no documento fiscal.
Os fiscais de receitas começaram o trabalho de análise da documentação fiscal entregue e descobriram que as notas fiscais já tinham sido apresentadas anteriormente, ou seja, eram referentes a outra carga já transitada, o que é conhecido como “nota viajada”, inclusive a documentação ambiental.
Como os documentos já haviam sido registrados no dia 21/06 em outra unidade de controle de mercadoria em trânsito, foram desconsiderados e foi lavrado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD), no valor de R$ 11.558,03.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a autoridade ambiental foram chamados para as devidas providências.
Foto: Agência Pará