Em Belém, volta às aulas presenciais inicia nova fase da educação

O retorno das aulas presenciais da Educação Infantil, da rede municipal de educação de Belém ocorreu na segunda-feira,13. Mais de 20 mil crianças da educação infantil de tempo integral retornaram em grupos de 25% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados. As turmas de meio período se deram em grupos com 33% dos alunos em dias alternados.

Com a imunização completa dos profissionais da educação e o avanço da vacinação da população, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), assessorada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). garante que este é o melhor momento para o retorno seguro das aulas presenciais, uma vez que os casos de internações de covid-19 seguem em queda na capital.

A secretária de Educação, Márcia Bittencourt, explica que, até chegar a este momento, houve uma série de reuniões e reorganização do calendário. O sentimento, segundo ela, é de felicidade por escrever uma nova etapa da educação pública de Belém, após quase um ano e meio sem aulas presenciais. 

Para este retorno, a Sesma em parceria com o Centro de Competência em Software (CCSL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), criou o aplicativo Guardiões da Saúde, que fará monitoramento nas escolas municipais, um projeto inovador no país.

O aplicativo pode ser baixado em qualquer aparelho e é fácil de manusear. Cada escola terá até dois Guardiões que, de forma voluntária, vão notificar à Sesma qualquer suspeita de casos de covid-19. 

Foto: Leandro Muller/Semec