Em Barcarena, idosos retornam ao serviço de convivência nos CRAS

Após mais de um ano sem atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, por conta da pandemia da covid-19, nesta quinta-feira (21), os idosos retornaram aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Barcarena com muita animação.

No Cras José Gonçalves de Oliveira, que ganhou uma nova estrutura recentemente, os idosos participaram de aula de ginástica e receberam orientações nutricionais. Também fizeram oficina de karatê e um ‘tour’ pelo espaço. “Me sentia sozinha em casa, mas agora, depois que me ligaram falando da volta do Cras, pense em uma pessoa que ficou feliz?”, festejou dona Maria de Lourdes da Costa.

Os idosos foram as principais vítimas da covid. Isolados, muitos tiveram depressão, “Já estava triste em casa, só eu e a mulher sem fazer nada, ficamos entediados”, contou José Luiz, de 73 anos. Com o retorno, os profissionais garantem atividades culturais, esportivas, de dança e música. “São eles quem fazem a alegria desse espaço”, comentou a assistente social Karla Bezerra.

Além do público da terceira idade, os Cras também trouxeram de volta os coletivos de crianças e adolescentes. Uma novidade é que agora o Projeto Incluir para Transformar foi absorvido pelo Cras que funciona na Vila São Francisco. “É muito importante que o projeto tenha voltado”, contou Maria Rosimar, que é mãe de aluno. As atividades do Serviço de Convivência irão acontecer duas vezes na semana nos cinco Cras do município.

Por prefeitura de Barcarena

Foto: prefeitura de Barcarena