Nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU), foi informado a desestatização da Eletrobras. Mas o que é isso? Desestatização é, basicamente, ação ou efeito de desestatizar, de reduzir a participação ou excluir a gestão do Estado/Governo em alguma instância. E acaba relacionado ao setor privado e suas principais ações passam a serem, também, realizadas pelo setor privado. Nós já falamos aqui sobre esse processo e também comentamos sobre suas vantagens e desvantagens.
O BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), – que tem como objetivo declarado é fornecer financiamento de longo prazo para empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país – Declarou que o Fundo Nacional de Desestatização, fará a execução e o acompanhamento do processo de capitalização, prestando apoio à empresa.⠀
O Governo Bolsonaro, desde sua campanha, vem prometendo privatizar estatais. Três anos se passaram desde que ele foi eleito e assumiu a posse da presidencia; e prometeu fazer grandes privatizações e privatizar o máximo possível. Desde então o presidente não privatizou nada, mesmo aquelas estatais que não precisam da aprovação do congresso. Entretanto agora parece que a desestatização irá, finalmente, acontecer.
Na maioria das vezes os processos de desestatização são feitos com o controle acionário sendo vendido em leilão, mas não parece ser o que irá acontecer com a empresa, pois ela será transformada em uma Corporation; mas o que isso quer dizer? O capital da empresa será pulverizado na bolsa e praticamente nenhum acionista poderá ter mais de 10% dos papéis.
Fonte: The Compass
Foto: divulgação
Por João Paulo Marques