Eleitos presidente e vice do Conselho do Fundeb em primeira reunião

Um importante passo para a construção de uma educação pública municipal de qualidade foi dado na manhã desta quinta-feira, 20. Foi realizada, de forma on-line, a primeira reunião do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No encontro, os conselheiros elegeram para a presidência da entidade a professora Rosana Gemaque Rolim, representante da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca); para a vice-presidência a professora Sílvia Nádia Machado, representante dos diretores das escolas básicas públicas de Belém; e para secretário o professor Laurimar Farias, representante do Executivo.

A reunião foi marcada por pela emoção. Representantes de mães, pais e responsáveis dos alunos, Maria José do Socorro Pinto Pimentel, líder da comunidade Parque Amazônia, chorou ao contar seu sonho de ver a escola pública municipal voltar a ser valorizada. 

“Eu tinha um desejo de que voltasse aquele tempo da escola de porta aberta, dando oportunidades para as pessoas que vivem na nossa comunidade, que tanto necessita e que foi esquecida por muito tempo. Quando chegou essa oportunidade até mim, eu, nas minhas limitações, disse que aceitava. E estou muito feliz, e desde já que Deus abençoe cada um”.

Participação – A coordenadora executiva das atividades da República e Emaús, Cleice Maciel, representante no conselho das organizações da sociedade civil de proteção de crianças e adolescentes, afirmou que “é muito importante a sociedade estar presente no monitoramento dos recursos públicos, na avaliação, na participação. É muito importante ocupar esses lugares, discutir, decidir. Isso é democrático, é um processo de transparência. É o segundo fórum de que participamos nesta gestão da Semec, estamos também no do Centenário Paulo Freire. Durante alguns anos ficamos de fora desses processos, nos outros governos. Então, é uma atitude que merece reconhecimento”.

Por Agência Belém

Foto: Agência Belém