Edmilson Rodrigues reúne com Ministro da Saúde Marcelo Queiroga

Marcelo Queiroga, ministro da saúde, garantiu ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), que vai avaliar a possibilidade de liberar recursos extraordinários para os municípios paraenses, em especial, o de Belém, para suprir as despesas excessivas durante o período de pandemia do novo coronavírus. A informação foi dada pelo prefeito belenense ontem à noite, após audiência com Queiroga na sede do ministério, em Brasília. 

Também participaram da reunião o secretário de saúde do município de Belém, Maurício Cesar Soares Bezerra, e o deputado federal Cássio Andrade (PSB/PA), que articulou o encontro. Edmilson apresentou uma extensa lista de demandas, que segundo ele, foram bem recebidas pela equipe da pasta.

“Nós conseguimos alguns avanços: a liberação de emendas parlamentares, pedimos mais vacinas, reivindicamos, inclusive, vacina para os professores, porque é importante a retomada das aulas. E discutimos também a necessidade de investimentos, porque os gastos com a pandemia aumentaram muito. Nesse caso, não houve uma decisão imediata, mas o ministro mandou estudar a possibilidade de recursos extraordinários serem aportados aos municípios
paraenses, inclusive, Belém”.

“Tratamos também de credenciamento de serviços. Hoje nós temos UPAs que atendem milhares de pessoas, mas que não recebem do ministério por isso. Tudo isso, então, ficou articulado para abrir conversas com o escalão inferior, mas que são os que operam, realmente, a política de saúde do País”, explicou o prefeito. De acordo com Edmilson, a previsão de gastos extras devido à pandemia no município superou a marca de R$ 100 milhões.

“A nossa parte estamos fazendo. Reduzimos o índice de infecção, garantimos leitos e não enfrentamos os problemas como os que ocorreram em Manaus. Mas isso significou um investimento financeiro. Então, espero que possamos ter essa colaboração entre as esferas federativas. A União tem um papel importante para que a gente não tenha uma terceira onda. E, se houver, estejamos preparados para salvar vidas”, disse.

Foto: Edmilson Rodrigues