O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou na tarde do sábado, 12, de evento virtual sobre o movimento da Cabanagem, juntamente com demais pesquisadores do assunto.
Influências e importância – Como o tema A Batalha de Belém: como reconquistar a Belém cabana?, o encontro teve como objetivo provocar reflexões a respeito das influências e importância que a revolta da Cabanagem trouxe para o cotidiano da cidade de Belém e para sua população.
O prefeito Edmilson Rodrigues, enquanto debatedor, destacou como a revolução social impacta seu atual governo e como impactou suas gestões anteriores à frente da cidade de Belém.
Dar visibilidade e voz para os povos da Amazônia, assim como ocorreu na Cabanagem, é um dos objetivos do governo, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues, durante o encontro virtual.
Movimento popular – A Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos. Foi um movimento verdadeiramente popular, que ascendeu ao poder e que ocorreu entre 1835 e 1840, na Província do Grão-Pará, durante o período regencial no Brasil. A situação econômica e social da região, com extrema pobreza, abandono político e a disputa pelo poder na província provocaram a revolta.
Os principais líderes do movimento cabano eram de origem indígena, negra e pobre. O nome da revolução tem como referência a habitação dos ribeirinhos, que era uma espécie de cabana.
Por Agência Belém
Foto: João Gomes/Comus