Durante o lockdown em Belém, mais de 100 estabelecimentos foram fechados

Mais 107 estabelecimentos foram fechados e 74 intimados, do dia 16 de março até às 21h da segunda-feira, 29, período em que houve a suspensão dos serviços não essenciais nas cinco cidades que compõem a Região Metropolitana I (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara).

As intervenções foram efetuadas pelos órgãos de segurança pública do Estado e municípios a fim de cumprir o decreto estadual 800. Ao todo, 1.358 empreendimentos foram fiscalizados. As multas por descumprimento a algum item do decreto totalizaram 212, nos cinco municípios, entre pessoas físicas e jurídicas.

Os locais que demandaram um volume maior de fiscalização foram: Belém, Ananindeua e Marituba, segundo dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) nesta terça-feira, 30. Nos 15 dias, 224 denúncias anônimas foram averiguadas pelos policiais, destas, a maior parte nos bairros de São Brás, Sacramenta e Marambaia, em Belém, por meio dos canais oficiais de denúncia foram utilizados pela população e averiguados pela Polícia Civil.

Ao presenciar ou ter conhecimento sobre algum fato que desobedeça ao decreto, a população pode e deve denunciar pelos canais oficiais da segurança pública. Pelo Disque Denúncia no telefone 181, whatsappp 91 98115-9181, formulário ou chatbot presentes no site da Segup para casos que podem ser evitados ou para ajudar a elucidar um crime ocorrido

Em todos os contatos o sigilo e o anonimato são garantidos. E para as ocorrências emergenciais, o Centro Integrado de Operações (CIOp) pode ser acionado pelo 190.