O preço do pescado continuará com preços acima da média, mesmo durante o feriado da Semana Santa, foi o que apontou o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômico (Dieese-PA) em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), em pesquisa divulgada na última sexta-feira, 26.
O levantamento indica que entre o pescado comercializado inteiro, o maior reajuste foi no kg da Pescada Gó com alta de 26,64%; Gurijuba com 25,85% e Tambaqui com alta de 23,09%. Na comercialização das postas de peixe, os maiores aumentos ficaram com a Pescada Amarela com reajuste de 9,06%, seguida do Filhote com alta de 5,58% e da Dourada com alta de 4,04%.
Já em relação ao filé, os maiores reajustes foram da Pescada Amarela (sem pele), do Filé de Filhote e do Filé de Dourada. Curiosamente, o Filé de Salmão registrou baixa de 2,84% no mesmo período e todos os preços citados valem tanto para feiras como para supermercados.
A Prefeitura de Belém e o Governo do Estado anunciaram nos últimos dias uma série de providências para garantir o abastecimento local, como decretos que proíbem a saída de Pescado do Pará, e também a venda no sistema drive-trhu.
Espera-se que com menos pescado a disposição do público em todo o Estado saindo do Pará seja garantido um equilíbrio de preços para os consumidores paraenses.