Foto: Edinei Silva
Foi apresentada na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, na tarde desta quinta-feira (22), uma dupla suspeita de cometer assaltos em dois postos de combustíveis na noite de quarta-feira (21).
Segundo a Polícia, trata-se de um adolescente e de Rafael Silva dos Santos, conhecido como “Fiel”. Eles foram encontrados na Rua 8, no bairro Nova República.
A prisão e a apreensão são resultado do trabalho conjunto do Reservado do 35° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Comando de Policiamento Regional (CPR-I) e Polícia Civil. A identidade dos dois foi confirmada com a ajuda das câmeras de segurança dos postos que captaram toda a ação.
De acordo com o capitão Arthur Vasconcelos, do 35º BPM, desde o momento dos assaltos a Polícia começou a realizar diligências em busca de filmagens e testemunhas com o objetivo de prender os autores dos crimes.
“Conseguimos chegar até a casa onde eles estavam e fizemos a abordagem. Lá encontramos os capacetes que eles usaram, que temos vários vídeos e fotos, e ainda estamos em diligências tentando encontrar a moto e a arma”, explicou.
As Polícias Civil e Militar realizaram diligências na Rua 3, em busca da motocicleta e da arma de fogo usadas no crime, porém nem o veículo nem o revólver foram encontrados.
O titular da Delegacia de Repressão a Roubos, Gilvan Almeida, contou que o adolescente, que conduzia a motocicleta, confessou o crime e contra ele já tinha um mandado de busca e apreensão em aberto.
“Eles cometeram aquele assalto na avenida Jasmim, e depois outro já na Cuiabá. Hoje conseguimos encontrá-los com a ajuda da Polícia Militar. Os indivíduos são de alta periculosidade, o Rafael já possui antecedentes criminais específicos dessa natureza. O adolescente infrator também possui histórico criminoso, inclusive de crimes graves contra a vida”, ressaltou o delegado.
Segundo a Polícia, a motocicleta usada no crime havia sido roubada anteriormente, e ainda não foi recuperada.
“As informações mais importantes vieram da população. Os detalhes como a tatuagem e o reconhecimento por meio das imagens é que nos levaram a chegar até o local onde eles estavam hoje”, disse o capitão Arthur.
Frentista atingido por tiro
O jovem Brian Araújo, de 21 anos, que trabalha como frentista em um dos postos de combustíveis que foi alvo dos assaltantes, correu durante a ação e acabou sendo atingido nas costas por um tiro. A vítima está internada no Hospital Municipal.
Ao G1, o tio de Brian, Fábio Sousa, contou que o sobrinho está em estado estável, consciente, mas não tem a completa movimentação dos membros inferiores.
“Ele tem a sensibilidade, mas devido a natureza do trauma, que foi por arma de fogo, a bala não está alojada na coluna, mas está pressionando a coluna, está muito próximo, o que não permite que ele tenha tanta mobilidade. Se Deus quiser ele deve ser operado ainda hoje [quinta-feira]”, disse.