Dubladores de Homem-Aranha relembram emoção de ver Sem Volta Para Casa juntos

Foto: Divulgação/Sony

A nostalgia é feita de muitos elementos como imagens, sons, gostos e até vozes, e é ela que torna Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa tão especial. A inundação de easter eggs e referências nostálgicas no filme é tamanha que o restante fica todo em segundo plano. Parte dessa nostalgia, para quem assiste ao filme dublado, é marcada pelo retorno das vozes originais dos Homens-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield. Afinal, ouvir um “com grandes poderes” na voz de Manolo Rey resgata muitas memórias nos fãs. E o mesmo também vale para os dubladores, que muito além de fazer parte da equipe do filme, também são fãs de carteirinha do amigão da vizinhança.

Sem poder assistir ao filme inteiro durante o trabalho, pois cada dublador só assiste às cenas que dubla e sem CGI, a equipe precisou ir ao cinema como todo mundo. Eles então decidiram fechar uma sala para os dubladores de TODOS os filmes do teioso. “Quando o Wirley Ferreira (voz de Tom Holland) e Sergio Cantú (voz de Andrew) vieram gravar, eu falei: ‘eu quero assistir com vocês dois’”, contou Manolo em entrevista ao Omelete. “A gente comprou uma sessão. Inicialmente seriam 60 lugares, mas comprar a sessão saia mais barato, então chamamos cosplayers, amigos, fizemos um verdadeiro evento e nos emocionamos muito com o filme. Eu chorei várias vezes”.

Sérgio Cantú também se emocionou ao compartilhar a sala com os amigos dubladores: “Foi muito bom ver todo mundo, porque todos eles fazem parte da família aranha. Você ter um multiverso oficializado porque aquilo tudo [dos outros filmes] continua existindo, é só outro universo. E isso é uma sensação boa”. Já Ana Elena Bittencourt, dubladora de Zendaya na Marvel e HBO, disse que a sessão foi uma loucura das boas. “Tinha a expectativa para ver ele pronto, o trabalho de todo mundo [dubladores], mas também teve o adicional de que muita gente não se via há muito tempo por conta da pandemia, e isso tornou tudo muito mais emocionante”, contou ela. “Foi meu primeiro cinema depois de dois anos. Foi um impacto muito grande”, completou Wirley.

Tríplice Aranha

E não foi só o trio Tom, Andrew e Tobey que criou uma conexão por causa do papel. Os dubladores também se uniram em um grupo no WhatsApp para falar sobre trabalho. O primeiro contato, iniciado por Manolo Rey, que dirigiu a dublagem do filme, foi muito formal. Segundo o trio, eles falavam em código para não revelar os nomes de seus personagens nem o título do longa em que trabalhavam. “E aí, bora fazer o nosso filme?”, perguntou Manolo ao criar o grupo. A partir disso, a conexão entre os dubladores, que já se conheciam, ficou ainda mais forte, especialmente para Wirley, que assim como Tom Holland, recebeu mentoria dos aranhas mais velhos.

“É inevitável [receber conselhos]”, diz Wirley. “Não existiu ninguém além deles dois [Manolo e Sergio] na mentoria e em todo esse processo. Eles me dirigiram, não teve escapatória. Eles são meus mentores a todo tempo, esse processo de construção passa por eles. Esse Homem-Aranha que eu tenho hoje tem os dois, um segurando em cada braço”.

Esse apoio dos colegas vem acompanhado de muito carinho pelo cara de teia. Wirley é fã do herói desde muito novo, e todo esse amor pelo Homem-Aranha o levou às lágrimas enquanto dublava uma das cenas mais impactantes do filme. “Na cena em que a [SPOILER] morre, eu chorei por uns quatro minutos no estúdio. Aquilo ali para mim, foi muito forte. Tudo mundo ficou em um longo silêncio e eu não conseguia mais voltar. Tentara continuar, mas chorava de novo”, contou ele.

Futuro do aracnídeo

Depois de tanta emoção, é impossível não pensar no futuro do amigão da vizinhança nas telas. Após a nova aparição de Andrew Garfield com o traje do teioso, muitos fãs fizeram campanha por um Espetacular Homem-Aranha 3. Além disso, ainda há muita história para ser contada com Tom Holland.

Sobre um terceiro longa com Andrew, Sergio Cantú é um dos torcedores. “Espero muito que saia. Estou torcendo, seria muito maneiro”, conta ele. “Era para terem feito na época, logo na sequência. Já estava engatilhado um filme com o Sexteto Sinistro. Mas aí veio o acordo entre Marvel e Sony e preferiram um Homem-Aranha mais novo, para começar do zero”. Cantú ainda arrisca ser esperançoso e diz que “pode ser que ele volte”.

Já o Peter Parker do MCU tem muito trabalho pela frente. Após o último filme, ele vai precisar reconquistar os amigos e amores que deixou para trás em nome do multiverso. Ana Elena conta o que espera do teioso de Tom Holland: “Espero que ele se vire para o Ned e a MJ lembrarem dele e eles formarem uma equipe, com os dois ao lado dele dando apoio para salvar o mundo”.

Ainda não sabemos quando os novos filmes do Homem-Aranha chegarão às telonas, mas o universo dele está caminhando para se tornar uma grande franquia. Na última quinta-feira (31), estreou nos cinemas o aguardado Morbius, com Jared Leto, e já sabemos que haverá um filme para Kraven, o Caçador, um terceiro filme de Venom e um spin-off da Madame Teia. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa está disponível para aluguel nas plataformas digitais.

Por PEDRO HENRIQUE RIBEIRO, OMELETE