Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, e Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, apresentarão suas renúncias ao Papa Leão XIV nas próximas semanas. A ação está em conformidade com o estabelecido no Código de Direito Canônico, que estabelece que todos os bispos, ao atingirem 75 anos, devem enviar um pedido formal de renúncia ao Papa.
Dom Alberto completa 75 anos no próximo dia 26 de maio. Dom Orani, arcebispo de Belém de 2004 a 2007 e atualmente responsável pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, atingirá a mesma idade em 23 de junho. A renúncia é imprescindível, porém a decisão de aceitá-la cabe ao Papa.
O papa tem a possibilidade de estender o mandato do bispo, levando em conta critérios pastorais e eclesiásticos. Por exemplo, Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, prolongou sua permanência por mais dois anos após atingir a idade máxima permitida.
De acordo com a Igreja, essas extensões não são vistas como privilégios, mas sim decisões localizadas que atendem às demandas locais da comunidade e da missão do bispo. Dia 21 de maio, em Belém, está agendada uma coletiva de imprensa para a apresentação oficial de Dom Julio Endi Akamine, que foi designado em março deste ano como arcebispo coadjutor da Arquidiocese.
Foto: Arquidiocese de Belém